Realizadores

Alexandre Malosti

Alexandre Malosti é hoje um dos ceramistas de maior sucesso no Vale do Paraíba. Suas peças se destacam pela técnica criativa e perfeição no acabamento. Entre 2012 e 2016 Alexandre usou sua criatividade para movimentar a cena museológica taubateana. Nesse período, esteve a serviço do Circolo Italiano di Taubaté, que na época era responsável pelo Museu da Imigração Italiana de Quiririm, e ali, como gestor cultural, encabeçou vários projetos bastante inovadores visando trazer a comunidade para o museu. Entre outras coisas, criou o Prosa no Museu, com o objetivo de promover o diálogo entre leigos e universidade, promoveu noites culinárias e de degustação de vinhos, e trabalhou também com artistas da região, trazendo arte ao Museu. Em 2015, em parceria com Jenifer Bottossi e Renata Pistilli, concebeu o projeto do documentário Quiririm Outros Tempos, no qual desempenhou o papel de produtor e relações públicas e permaneceu nele mesmo após sua saída do Museu. Deixou o projeto formalmente em meados de 2023.

Renata Maria Pistilli Eberhard

Renata Maria Pistilli Eberhard nasceu e cresceu em Quiririm e é historiadora graduada pela Universidade de São Paulo. Vive desde 2001 na Alemanha onde também estudou História, mas hoje leciona alemão. Se interessa pelo tema da imigração italiana desde os tempos de faculdade e dedica-se a ele sempre que pode. Entre finais de 2013 e 2015 viveu novamente em Quiririm e pode aprofundar-se em alguns aspectos dele, pesquisando temas como a região de origem dos italianos de Quiririm e a relação entre imigrantes e futebol. Trabalhou como colaboradora do Museu da Imigração Italiana local em vários projetos, dentre os quais figura o documentário Quiririm Outros Tempos, para o qual fez a pesquisa histórica, elaborou o roteiro e exerceu o papel de entrevistadora nos vídeos para a coleta dos relatos. É hoje a única responsável pelo projeto.

Júnior Guimarães

Júnior Guimarães nasceu e cresceu em Taubaté e começou no audiovisual com gravações de mini documentários. Após essa primeira fase, passou para produções de videoclipes e para o mundo do humor, no qual se consolidou com o TAPA OLHO EXPERIMENTAL. Seu trabalho nessa área se destaca por priorizar e valorizar a cultura popular valeparaibana e especificamente a taubateana, mostrando as histórias, os lugares, a forma de falar e a forma de viver do homem local. Tem participado também de outros projetos como captador de imagens e editor e um desses projetos, o curta “Quase ele”, foi premiado em três festivais nacionais. No documentário Quiririm Outros Tempos, foi o responsável pela captação de imagens, edição e sonorização, além da seleção da trilha sonora.

Jenifer Bottossi

Jenifer Bottossi é gestora cultural e trabalha na capital paulista com projetos de economia criativa e desenvolvimento local e sustentável desde 2016. Em 2015, ainda em Taubaté, participou da concepção do projeto do documentário Quiririm Outros Tempos, assumindo nela a função de gestora. Deixou o projeto alguns meses depois.